Por que os tubos de aço zona leste são tão importantes para indústria automotiva?

Os tubos de aço zona leste são matérias-primas essenciais para fabricação de diversos automóveis e peças automotivas. Afinal, contam com alta resistência mecânica e à corrosão, bem como boa conformabilidade. 

A resistência, combinada à elasticidade dos tubos de aço zona leste, garantem segurança aos passageiros em caso de acidentes. Isso acontece porque a energia cinética do impacto se dissipa através da deformação do veículo, protegendo as pessoas que estão dentro.

Já a conformabilidade, ou seja, capacidade de passar por diferentes processos mecânicos e metalúrgicos, sem perder propriedades físicas, facilita a fabricação de veículos funcionais e estéticos. Além dessas, há outras vantagens que fazem os tubos de aço zona leste serem tão importantes para indústria automotiva. Olha só: 

É um metal forte e acessível

Pelo menos 60% da estrutura de um automóvel é formada por metal, presente na carroceria, suspensão, motores, engrenagens e rodas. Por isso, é essencial contar com matérias-primas com bom custo-benefício e abundantes. Desse jeito, as indústrias não precisam aumentar o preço dos veículos, nem sofrem com a falta do material. 

tubos de aço zona leste

Os tubos de aço zona leste são mais baratos em comparação aos outros metais. Além disso, o Brasil está entre os maiores produtores de aço do mundo, já que é dono de grandes jazidas de ferro (um dos principais componentes da liga).

Mais um fator decisivo para a escolha dos tubos de aço zona leste para fabricação dos automóveis, está justamente na força do metal. Não há material mais forte do que as ligas de aço. 

Os tubos de aço zona leste são sustentáveis

A sustentabilidade dos tubos de aço zona leste é um assunto muito discutido. E, é claro, que virou uma das principais pautas entre siderúrgicas e indústrias automotivas. Apesar de o aço emitir taxas de carbono (gás responsável pelo efeito estufa) durante a fabricação, também pode ser tratado como uma solução ecológica, devido às seguintes propriedades:

tubos de aço zona leste

Controle de poluentes: ao contrário da maioria dos materiais, os tubos de aço zona leste são os únicos que emitem apenas um tipo de poluente, o gás carbônico. Ou seja, é mais fácil para as indústrias controlarem as emissões das substâncias. 

Reciclagem: além disso, são metais facilmente reciclados, já que não perdem as propriedades durante o processo. Isso quer dizer que o aço utilizado para fabricação de um veículo pode passar pela reciclagem e ser reutilizado, mantendo a qualidade da peça original. 

Reciclabilidade: por fim, os tubos de aço zona leste são materiais magnéticos, portanto exigem menos energia durante a reciclagem. Tornando-se um processo vantajoso para o meio ambiente e econômico para as empresas. 

Conte com os melhores tubos para indústria de automóveis

Os tubos de aço zona leste são grandes protagonistas na fabricação de automóveis, além de serem promissores para o futuro dessa indústria. Portanto, conte com um fornecedor especialista no assunto. 

A Hífen Importação oferece tubos, chapas e conexões feitas de aço, com alta qualidade e preço justo. Todos os produtos são distribuídos conforme as normas técnicas nacionais e internacionais. Acesse o site e saiba como a empresa pode ajudá-lo. 

hifen logo

Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando muito mais sobre o universo do aço, siga a página da Hífen no Facebook!

Deixe um comentário