Os tubos de aço para alta pressão devem oferecer resistência para aplicação em caldeirarias, sistemas com pistões hidráulicos e outros ambientes que trabalham com elevado fluxo de fluidos.
Isso porque, quando os tubos de aço não atendem às especificações adequadas para alta pressão, os sistemas ficam suscetíveis ao vazamento de fluidos, ocasionando prejuízos e até mesmo acidentes nas indústrias.
Quer saber quais são as características que os tubos de aço para alta pressão devem ter para garantir qualidade a essas instalações? Confira abaixo!
O que são tubos de aço para alta pressão?
Os tubos de aço para alta pressão são componentes essenciais em sistemas hidráulicos, principalmente do setor industrial, que costuma trabalhar com alto fluxo de fluidos. Além disso, são soluções resistentes aos desgastes mecânicos, e à corrosão. Ou seja, contam com material que impede o surgimento de furos ou fissuras, bem como o rompimento das tubulações.
Essas propriedades, são asseguradas pela combinação entre matéria-prima de alta qualidade e técnicas especificas para fabricação. Já a segurança, é certificada por meio de testes de qualidade regidos por órgãos nacionais e internacionais.
Em geral, as indústrias que trabalham com os seguintes fluidos costumam recorrer aos tubos de aço para alta pressão: óleo, gás, vapor, fluidos de pistões hidráulicos, entre outros.
Saiba quais são os tipos de tubo adequados para suportar alta pressão
Agora está na hora de conhecer as principais características dos tubos de aço para alta pressão. Reunimos abaixo o que esse modelo deve ter para assegurar alta qualidade e segurança aos projetos. Veja só:
Tubos de aço galvanizado
O tubo de aço para alta pressão deve ser revestido com uma camada de proteção que confere resistência à corrosão. Esse processo, conhecido como galvanização a quente, é realizado através do banho da peça de aço, em uma solução de zinco fundido.
Além disso, os tubos de aço galvanizado apresentam maior durabilidade, baixa necessidade de manutenção e elevada tenacidade. Por isso, garantem a qualidade necessária para suportar e facilitar a passagem de fluidos em alta pressão.
Tubos sem costura
Em relação à fabricação dos tubos de aço para alta pressão, o ideal é escolher uma solução sem costura. Isso quer dizer que as peças são fabricadas através de cilindros aquecidos e, posteriormente, perfurados. Portanto, não contam com soldas, destacando-se como soluções ainda mais resistentes diante da pressão de fluidos.
Tubos redondos
Mais um detalhe referente ao formato, é que os tubos de aço para alta pressão devem ser redondos, de modo a facilitar a movimentação das substâncias, principalmente aquelas que apresentam maior viscosidade, como o óleo.
Tubos que respeitem às normas de qualidade
Por fim, é essencial que os fornecedores de tubos de aço para alta pressão sigam à risca as normas de fabricação para cada tipo de aplicação. No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece algumas diretrizes para evitar acidentes com as instalações.
Internacionalmente, a American Society for Testing and Materials ou Sociedade Americana de Testes e Materiais (ASTM), é o órgão responsável por determinar como os tubos devem ser disponibilizados.
Agora que você já conhece tudo sobre as propriedades dos tubos de aço para alta pressão, compre com um fornecedor referência no mercado: a Hífen Importação. Acesse o nosso site e saiba mais sobre a qualidade dos nossos produtos!