Não há dúvidas de que as conexões em aço carbono são as melhores soluções para projetos de alta performance, devido à alta resistência e durabilidade que apresentam. Responsáveis por juntar os tubos e possibilitar a condução dos fluidos, são acessórios essenciais em diversos projetos, desde hidráulicos até estruturais.
Por serem tão requisitados, há diversos tipos de conexões em aço carbono, cada um feito para atender às necessidades de aplicações específicas. Desse modo, é essencial escolher o modelo adequado para os seus projetos. Quer saber o porquê e como fazer isso? Siga a leitura!
A importância de escolher conexões adequadas às aplicações
Antes de mais nada, vamos entender porque é tão importante escolher conexões em aço carbono adequadas para cada aplicação. Há dois pontos principais: o primeiro está relacionado ao material, pode ser aço carbono ou galvanizado, o segundo à função que a conexão desempenha.
Isso porque, além das conexões de aço carbono conhecidas por oferecerem resistência mecânica, existem conexões que, apesar de também serem feitas com aço carbono, passam por um tratamento de galvanização. A técnica consiste na aplicação de um revestimento de zinco sobre a superfície do aço, conferindo resistência à corrosão.
Por outro lado, cada conexão é fabricada em formatos diferentes, com a quantidade de abertura e tipo de encaixe específico para determinados sistemas. Ou seja, algumas conexões de aço carbono são empregadas para criar curvas nas tubulações, enquanto outras são feitas para comportar dois ou mais tubos.
Conexões em aço carbono: saiba quais são feitas para os seus projetos
Para evitar vazamentos, manutenções recorrentes e outros problemas relacionados ao transporte de fluidos, saiba como escolher as conexões em aço carbono adequadas para cada aplicação:
Material
As conexões em aço carbono galvanizado, oferecem maior segurança contra vazamentos ou rompimentos em sistemas de alta pressão. Portanto, a dica é optar por essas soluções, principalmente em redes de gás e combustível.
Além disso, redes de tratamento de água, caldeirarias, equipamentos de combate a incêndio e muitos outros setores podem aproveitar tanto os benefícios dos modelos de aço carbono, como a segurança que as conexões galvanizadas dispõem.
Função
Como existem inúmeros tipos de conexões em aço carbono, reunimos abaixo apenas três modelos principais que possuem diferentes formato e desempenham funções variadas nos sistemas, veja:
Buchas: tipos de conexões em aço carbono úteis para unir tubulações de roca fêmea com tubos de rosca macho. São requisitados para sistemas elétricos e hidráulicos, como chuveiros, redes de vapor, hidrômetros e outros.
Niples duplos: são conexões em aço carbono feitas para ligar dois tubos de rosca fêmea. É comum a aplicação em sprinklers, sistemas de água fria, transporte de óleo e muito mais.
Contraporcas: acessórios que funcionam como uma trava de segurança para a conexão principal, evitando o rompimento das tubulações. Essas conexões são muito requisitadas em sistemas de gás, vapor, óleo, entre outros.
Conte com a ajuda de especialistas
Se ainda está em dúvida ou deseja saber mais sobre as conexões em aço carbono, conte com a ajuda dos especialistas da Hífen Importação. Somos uma empresa referência em tubos, chapas e conexões de aço. Fale conosco e solucione todas as suas dúvidas para fechar um excelente negócio!