Inúmeras vantagens fazem com que os inúmeros tipos de tubo de aço fabricados no país possam ser implementados em diversos mercados. Porém, para que isso seja executado corretamente, é necessário compreender, primeiro, quais modelos utilizar em cada setor.
Quais os principais tipos de tubo de aço?
De maneira geral, existem três tipos de tubo de aço, sendo eles os redondos, os quadrados e os retangulares. Cada uma dessas variações ainda pode ser construída em diferentes comprimentos, larguras e espessuras, fazendo com que pequenos detalhes possam melhorar consideravelmente o desempenho de um projeto.
E quais os setores em que cada um deles é utilizado?
Apesar de parecer simples, a resposta para esse questionamento não é tão clara. Afinal, a variabilidade de características desses objetos permite, por exemplo, que um tubo de aço quadrado, com medidas distintas, seja utilizado em diferentes áreas de uma mesma fábrica.
No entanto, podemos destacar alguns dos cenários mais comuns em que esses produtos aparecem. O principal deles, provavelmente, é a construção civil. Nesse meio, diversos tipos de tubo de aço são utilizados para compor redes de água, de energia, de esgoto, de gás e muitas outras, além de ser frequentemente usada na estrutura de objetos como escadas.
Na indústria, por outro lado, esse cenário muda um pouco. Alguns tipos de tubo de aço podem ser usados até como matéria prima, enquanto outros compõem estruturas de máquinas ou de sistemas de proteção.
Em ambos os casos, a utilização desses produtos varia entre formatos e características estruturais .
Outras áreas de aplicação
Além dessa dupla que, em geral, sustenta as produções desse segmento, é possível encontrar diversos tipos de tubos de aço em áreas com produções ainda maiores. Os melhores exemplos nesse sentido talvez sejam os setores automotivo, da construção naval e o petrolífero.
O que essa pluralidade representa?
A adesão de tantos setores aos mais diversos tipos de tubo de aço reforça como as qualidades apontadas para esse produto são, de fato, funcionais. Pontos como a durabilidade e o custo-benefício se destacam nesse sentido, mas outros fatores chamam a atenção de administradores que investem nesse meio.
A resistência, por exemplo, é um deles. Apesar de parecer um sinônimo de durabilidade, já citada acima, essa característica se refere, na verdade, à forma como esse material lida com condições pesadas. Em geral, diversos tipos de tubo de aço são resistentes a altas temperaturas e corrosão e oxidação.
Além disso, esses produtos conquistam diversos mercados por sua praticidade, visto que, comparados a outras alternativas, são mais leves, facilitando sua mobilidade. Além de dinamizar seu manejo, esse fator barateia custos de transporte e torna esses itens ainda mais acessíveis.
Onde comprar esses tipos de tubos de aço?
Na Hífen é possível adquirir diversos tipos de tubos de aço. Pioneira no mercado, a companhia fornece alternativas de muita qualidade, construindo seus produtos através de materiais de primeira linha e usando tecnologia de ponta. A Hífen ainda possui um corpo técnico extremamente qualificado para auxiliar seus clientes a desenvolver e colocar em prática todo tipo de projeto, melhorando, ainda mais, a receptividade do mercado pela marca.